Um verdadeiro tesouro arqueológico e um universo de sabores locais foi o que levou o chef Dann Mattos a iniciar um projeto que estimula o turismo, a gastronomia e a economia da região de Secretário, em Pedro do Rio. Criado em abril, o projeto já é um sucesso é um dos três finalistas do Prêmio Nacional do Turismo do governo federal. 

“Eu quase não acreditei quando abri o e-mail e vi que meu projeto estava classificado, estava entre os finalistas. Tinham iniciativas grandes de prefeituras e grandes empresas não achei que eu fosse ter destaque. O prêmio é nacional!”, disse o chef Dann Mattos. Proprietário do Le Coq bistrô, localizado bem no centrinho de Secretário, ele conta que está emocionado de ser um dos finalistas. “É um reconhecimento do trabalho que acontece sem ajuda do poder público. É um trabalho meu e dos produtores de Secretário que acreditaram no projeto”, ressaltou.

A iniciativa surgiu da necessidade de estimular o turismo da região, tanto o gastronômico quanto o histórico. “Secretário tem uma rica história que quase ninguém conhece. Percebi isso conversando com os meus clientes. São veranistas que visitam a região por anos mas não se aventuravam. Eu comecei a pesquisar e conversando com os produtores vi que podia criar um circuito que exaltasse toda essa beleza histórica, gastronômica e rural”, explicou o chef.

Leia também: Show do cantor Alexandre Pires não possui autorização para ser realizado no Parque Municipal

O projeto consiste em um passeio pela região de Secretário, Inconfidência e Sebollas (distritos de Paraíba do Sul). De van, os visitantes conhecem produções artesanais de queijos e doces onde tomam um café colonial, conhecem uma cachaçaria, uma vinícola e o Museu de Tiradentes, terminando com um almoço no bistrô Le Coq. Durante o passeio, eles também conhecem a história da região. “A Estrada Real passava por Secretário e parte da vida de Tiradentes está ligada a Sebollas. Eu tentei aliar tudo isso em um único passeio: história e gastronomia”, contou o chef.

Outro ponto importante destacado por Dann Mattos é o desenvolvimento econômico da região após a implantação do projeto. “Além de toda essa parte história e gastronômica, eu queria que a iniciativa desenvolvesse a comunidade. O turismo tem um potencial enorme de fazer uma região crescer e era o que eu queria. Hoje, depois do projeto, os produtores e quem mora aqui conhecem a sua história e sabem da sua importância para o desenvolvimento de Secretário”, pontuou Dann. “A vinícola Inconfidência, por exemplo, esgotou todo o seu estoque de vinho nesses meses em que o projeto está sendo realizado”, completou o chef.

Entre os parceiros que estão incluídos na rota está os doces artesanais Dona Nika. Localizada em Fagundes, a poucos quilômetros depois do Centro de Secretário, a loja teve aumento na produção e as instalações ampliadas depois do projeto. “Estamos vendendo cada dia mais. Já empreguei mais duas pessoas e nos próximos dias vamos inaugurar a nova cozinha e queijaria. Tudo graças ao projeto. Os turistas vêm aqui e saem encantados com os sabores da nossa região”, comemorou Kátia Marchiori. A produção de doces atualmente é de quase 800 potes por mês. 

Outro parceiro é o produtor Augusto Andrade Macedo da Leite Puro Queijos Artesanais. Sua queijaria faz parte da rota e, depois da iniciativa, as vendas também aumentaram. “Para a região, especificamente Secretário, proporcionou um movimento de pessoas no vilarejo impulsionando o comércio de lojas e de produtos oriundos de produtores locais. Os passeios fizeram com que muitas pessoas, de vários pontos do Estado, visitassem a fábrica e conhecessem meus produtos que têm uma fabricação toda artesanal”, disse o produtor.

Segundo Dann Mattos, a região tem 38 pontos de interesse turístico. “O objetivo é desenvolver toda essa região e fazer com que a comunidade se integre também. Um curso para moradores locais vai formar condutores para a van que faz o roteiro”, disse o chef.

O sucesso do projeto levou o chef Dann Mattos a ser um militante do turismo, captando novos parceiros, novos roteiros, criando o polo gastronômico e turístico de Secretário, e passou a se envolver em atividades e projetos, para desenvolver e expandir o projeto. Ele foi convidado pelo programa Investe Turismo do governo federal para fazer palestras e participar de reuniões para fomentar o turismo na região.

A cerimônia de premiação será realizada no dia quatro de dezembro, em Belo Horizonte. O prêmio idealizado pelo Ministério do Turismo, tem o objetivo de identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. 

Serviço:

Rota Secretário – circuito turístico e gastronômico

Passeios agendados pelo telefone (21) 99732-5152 ou pelas páginas no Instagram: lecoqbarebistro e chefdannmattos 

 

Via: RSS Feed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui