Policiais civis da 12ª DP (Copacabana) apreenderam, nesta segunda-feira (2), um computador e um telefone celular do professor de música Pedro Lampreia, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em dois endereços no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

As investigações contra o professor começaram depois que ele publicou um poema em uma de suas redes sociais, com o título ‘Tiros na British School’.

Pedro é ex-professor da Escola Britânica e em seu texto dizia que “queria ser americano para comprar uns canos e sair metralhando, matando alunos e professores da Escola Britânica”.

Pedro Lampreia publicou um poema em uma de suas redes sociais, com o título 'Tiros na British School' — Foto: Reprodução Redes Sociais

Pedro Lampreia publicou um poema em uma de suas redes sociais, com o título ‘Tiros na British School’ — Foto: Reprodução Redes Sociais

O poema foi apagado logo depois de ser publicado, mas um ‘print’ com o texto circulou por grupos de mensagens e chegou ao conhecimento de pais, alunos e membros da escola.

A direção da instituição procurou a polícia civil e denunciou o ex-professor. O caso fez com que a Escola Britânica também cancelasse um evento agendado para o último sábado (30).

No mesmo sábado, Pedro fez uma nova postagem onde explicou seu poema. Segundo o texto, a ideia não era “praticar um ataque contra alunos e professores da escola”.

“Nesse caso, com evidente licença poética, houve intuito exclusivo de se traduzir um possível pensamento de um hipotético e repudiável indivíduo, que teria suposto, por um motivo qualquer, a intolerável hipótese de se praticar um ataque contra alunos e professores de escolas – na poesia exemplificada pela britânica -, mas que, na verdade, nunca teria a “coragem” dos norte-americanos (talvez aqueles que mais cometeram tais atrocidades), sendo utópica a questão que o sujeito se apoia para não praticar os atos, simbolizada pela expressão “queria ser americano”, denotando-se ser irrealizável e que não se pensou à vera”, dizia um trecho do texto.

Em outras postagens, Pedro também lembra de conceitos da literatura, fala sobre o significado do “Eu Lírico” e comenta sobre “licença poética”.

“Eu lírico é um termo usado na literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É possível que o sentimento do eu lírico não seja exatamente aquele sentido pelo interlocutor”, dizia postagem.

“Licença poética é uma incorreção de linguagem permitida na arte. Em sentido mais amplo, são opiniões, afirmações, teorias e situações que não seriam aceitáveis fora do campo da literatura”, comentou.

Escola reforça a segurança

Em nota assinada pelo diretor da Escola Britânica, John Nixon, a instituição agradece o trabalho da polícia e diz que está trabalhando com equipes de vigilância para garantir a segurança nas três unidades do grupo.

“Em relação às postagens recentes nas redes sociais com ameaças de um ex-professor, a Escola Britânica tem mantido uma estreita ligação com as autoridades legais e a polícia para lidar com essa situação e o devido processo está em andamento. Estamos extremamente gratos pelo apoio e assistência que recebemos das autoridades e da polícia – e por sua pronta ação.

Além do apoio da polícia, estamos trabalhando com a nossa própria equipe e empresas terceirizadas para garantir nosso alto nível contínuo de vigilância e segurança nas três unidades das escolas, pois a segurança e a proteção da comunidade escolar são de suma importância para todos nós. Nossas instalações escolares estão funcionando normalmente hoje e, de fato, pelo resto do semestre escolar.

Entendemos que a polícia e as autoridades legais estão atualmente lidando diretamente com o ex-professor e gostaria de tranquilizar a todos que a situação está sendo resolvida”.

Investigações continuam

Depois de cumprir os mandados de busca e apreensão na casa do professor e em sua escola de música, a delegada Valéria Aragão, titular da 12ª DP e responsável pelas investigações, ainda pretende ouvir as explicações de Pedro na delegacia. Um depoimento deve ser agendado nesta semana.

Via: RSS Feed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui