Trabalhar a educação financeira com os alunos é o principal objetivo do Projeto Sebrae, inserido nas escolas municipais de Itupeva (do 1° ao 5° ano).
A iniciativa começou com a capacitação do corpo docente e, posteriormente, apresentada aos estudantes, sendo finalizada com a 1ª Feira do Jovem Empreendedor (JEEP), que acontece em todas as unidades escolares, conforme destaca o secretário de Educação, Fábio José de Andrade. “Na prática, o projeto é voltado à reflexão da criança e sua relação com o dinheiro, desde a criação de uma empresa simbólica, levando em consideração o nome, o logo, custos, gastos, lucros, entre outros”, explica.

Neste mês de dezembro, as escolas da cidade estão compartilhando o projeto com pais, responsáveis e comunidade escolar. Na EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes, no Jardim Alegria, por exemplo, as crianças desenvolveram a feira JEEP e colocaram em prática o conteúdo orientado pelo Sebrae. “Os alunos do 1° ano trabalharam com ervas aromáticas e desenvolveram uma loja de chá, com a comercialização dos produtos. Do mesmo modo, o 2° ano trabalhou a venda de temperos naturais, o 3° ano comercializou brinquedos reciclados, o 4° ano desenvolveu uma locadora de jogos e o 5° ano criou um empório de patês e mousses com produtos da região”, confirma a diretora da unidade escolar, Katherine Castello Bertolini.

A professora do 2° ano, Cristiane Sanches Lima afirmou que a 1ª Feira do JEEP gerou enorme integração entre os alunos e os pais. “Essa feira superou a minha expectativa, pois não imaginava tamanho envolvimento dos pais e dos alunos. Foi um grande sucesso e já espero a próxima edição no ano que vem”, confirma.

Para 2020, o secretário de Educação, Fábio José de Andrade ressaltou que a intenção é estender o projeto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Já que muitos deles são proprietários de pequenas empresas e o projeto tem a função de contribuir para o seu desenvolvimento”, finaliza.

Via: RSS Feed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui