Shutterstock

Hoje as empresas e consumidores assumem uma responsabilidade pelo meio ambiente muito forte. As preocupações socioambientais já fazem parte da construção de valor da sociedade. Mas você já parou para pensar como as marcas desempenham seu papel neste assunto?

Algumas já entram no mercado com uma essência ecológica, outras aderem às mudanças diante da pressão de consumidores cada vez mais engajados e a importância que o eco-friendly tem conquistado. Afinal, as empresas sabem muito bem o quando um bom posicionamento em relação ao meio ambiente pode favorecer o seu negócio.

Diante disso, a NeedScope e a Kantar divulgaram um estudo que usa técnicas projetivas específicas para desvendar a emoção por trás de uma marca em relação à sustentabilidade. Dividida em cores, a metodologia da pesquisa identifica simbologias dentro de cada perfil de comunicação e comportamento de uma marca.


“As marcas precisam alinhar seus valores ambientais com as emoções certas. É necessário fazer as escolhas certas para apoiar o posicionamento e criar uma conexão mais profunda.” 

Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista em NeedScope. 


 

 Posicionamentos

Fonte: Kantar

 

Ativista Destemido 

Existe um senso de ser confiante, ousado e gerar grande impacto neste perfil.  As marcas evoluem as ações ambientais e não possuem medo de ultrapassar fronteiras para se posicionarem de forma significativa. “Estão sempre à frente de ideias novas e empolgantes, experimentando os mais recentes produtos ecologicamente corretos e descobrindo marcas de nicho.”

Investidor influente 

Neste perfil existe um senso de superioridade, influência e sofisticação.  As marcas operam nesse espaço através de status e prestígio.  Elas pensam em cuidar do meio ambiente priorizando a qualidade, status e estilo, com uma forma moderna e ecológica de viver. Buscam se tornar “um símbolo de status ambiental admirável”.

Planejador inteligente 

As marcas podem atuar nesse espaço destacando as evidências e mostrando sua expertise ambiental.  Mas a mensagem aqui deve ter um tom mais discreto. Utilizam uma abordagem baseada na ciência e no aprendizado de qualidade. Para as marcas que se enquadram neste perfil, “sustentabilidade ambiental é tomar decisões inteligentes, bem-informadas e consideradas.”

Cuidador carinhoso 

As marcas aqui devem adotar valores mais humildes, humanitários e carinhosos.  A ideia é voltar para o básico e viver de forma sustentável.  É essencial que as marcas aqui tenham fortes credenciais ambientas e que sejam autênticas na hora de falar sobre elas. “Sustentabilidade ambiental é fazer mudanças modestas e fazer as coisas de forma tradicional.”

Ajudante prático

Marcas que optam por este perfil são práticas, descontraídas, descomplicadas e geralmente bem-sucedidas.  Possuem uma abordagem de forma natural.  As empresas que optam por esse perfil veem a“sustentabilidade ambiental  como uma abordagem holística; com escolhas práticas, opções fáceis que são naturalmente possíveis para o dia a dia.”

Entusiasta otimista 

Neste perfil as marcas expressam suas credenciais ambientais com leveza e criatividade. Procuram buscar o apoio de consumidores através de eventos patrocinados e da construção de comunidades. Também estão sempre antenadas em inovação valorizando atividade ecológicas e empolgante. Aqui “a sustentabilidade ambiental está envolvendo a todos através da energia, diversão e humor.”


Tenha responsabilidade

As marcas devem se responsabilizar e analisar se seu posicionamento em relação à assuntos ligados ao meio ambiente. Perceber se seus critérios estão coerente com a personalidade de sua marca. Desta forma, é importante:

Rever o que está fazendo; desde abastecimento até produção e distribuição

Identificar se há algo como um possível sinal vermelho e mudar imediatamente

Escolher atividades sustentáveis que combinem naturalmente com a sua marca

Ser autêntico e verdadeiro! Não haja falsamente preocupado com o meio ambiente


LEIA MAIS 

Sustentabilidade espacial! Plástico será reciclado no espaço por máquina inovadora

Coca-Cola, Nestlé e PepsiCo lideram lista das marcas que mais produzem plástico

Comer de maneira sustentável é caro para um quinto da população mundial



Via: RSS Feed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui