Uma equipe de físicos húngaros, cujo líder é Attila Krasznahorkay, está muito perto de provar a existência de uma quinta força da natureza. Eles já haviam encontrado algumas pistas sobre a existência dessa nova força em 2016. Contudo, foi somente agora que conseguiram observá-la agindo mais uma vez. O estudo sobre essas novas evidências descobertas foi publicado na revista científica Arxiv.

Quais são as forças da natureza?

Acredita-se no meio científico de que existam quatro forças que comandam tudo o que há no Universo:

  • Eletromagnetismo;
  • Gravidade;
  • Força nuclear fraca;
  • Força nuclear forte.

O processo da descoberta da evidência da quinta força da natureza

Fonte: Pixabay

Há três anos, ou seja, em 2016, a equipe de cientistas da Hungria puderam ver a tal 5ª força em ação durante o decaimento de um isótopo de berílio. Atualmente, eles observaram o mesmo fenômeno em um isótopo de hélio.

Nas duas situações eles foram capazes de perceber que havia uma força sendo exercida por uma partícula misteriosa, que eles nomearam de “X17”. Ela recebeu esse nome por causa do seu potencial energético, que é de 17 megaelétron-volts.

Nos processos de decaimento, comumente uma substância emite luz e se a energia que ela possui for o bastante, ela consegue transformar os elétrons do átomo em pósitrons. Isso culmina em uma modificação no ângulo entre as partículas e, quanto maior a energia de luz, menor o ângulo entre elas.

Entretanto, os físicos húngaros notaram que aconteceu justamento o oposto: o ângulo aumentou, o que não é “normal”. Esse resultado fez que com que esses cientistas da Hungria e também outros especialistas de outros países a formularem a hipótese de que isso teria ocorrido por conta de um bóson (partícula essa desconhecida na época).

Assim sendo, os físicos húngares chegaram a conclusão de que esse comportamento inusitado do hélio e berílio só seria possível graças a uma potencial quinta força da natureza, pois não há outra explicação plausível para o fenômeno.

Qual o impacto dessa descoberta?

Caso a existência dessa quinta força da natureza seja efetivamente confirmada, isso pode auxiliar  a ter uma compreensão ainda mais profunda sobre as outras quatro forças.

Aliás, não só isso, mas também pode ajudar a entender a misteriosa matéria escura e outros fenômenos no universo.

 


Via: RSS Feed

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui